Reiki

O que é?

Reiki é uma técnica japonesa para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da “imposição de mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia vital” invisível que flui através de nós, sendo o que nos faz estarmos vivos. Se o nível de “energia vital” está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis. Para entender o que é reiki, devemos entender o significado de seu nome. A palavra reiki é composta de duas palavras japonesas: Rei – ” sabedoria divina ou o poder superior ” – e Ki – ” energia vital “. Acredita-se então que reiki é a energia vital espiritualmente guiada.

Os seus principais benefícios são: Reduz e alivia consideravelmente o estresse; Auxilia nos quadros clínicos de doenças; Ajuda na recuperação rápida e completa de várias lesões; Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético; Melhora nossa circulação sanguínea; Atua na desintoxicação energética de órgãos; Pode ser canalizado e direcionado para a purificação de ambientes; Pode ser usado em bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, animais e etc. Lembrando que seu aspecto mais marcante é o total desprendimento com qualquer gênero de crença ou religião, tendo como adeptos variados tipos de pessoas cada um com suas particularidades, sendo de variadas perspectivas de crenças.

Em um tratamento, o paciente sente como se um maravilhoso fluxo de energia positiva passasse através e ao redor de seu corpo. O reiki trata a pessoa como um todo, incluindo corpo, emoção, mente e espírito, criando muitos efeitos benéficos que incluem relaxamento, um profundo sentimento de paz, segurança e bem-estar. Muitos relataram sobre seus possíveis resultados milagrosos. Pode ser usado também em conjunto com todos os outros tratamentos médicos ou terapêuticos para aliviar efeitos colaterais e promover recuperação mais rápida. Não há nenhuma contraindicação. Uma técnica extremamente simples de aprender, a capacidade de usar o reiki não é ensinado no sentido usual, mas transferida para o aluno durante sua iniciação no curso de reiki. Essa habilidade é passada por um  mestre reiki  e permite ao aluno explorar um suprimento ilimitado de “energia vital” para melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Místico ou Científico?

Dentre a relação científica que o reiki possui, existem pesquisas que comprovam efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para o reiki. Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros . Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiológico Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”, diz. Com este foco foi elaborado um experimento onde a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.

Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas. “Não sabemos ainda distinguir se a energia que o reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética. Os artigos descrevem- na como ‘energia sutil’, de natureza não esclarecida pela física atual”, diz Monezi. Segundo ele, essa energia produz ondas físicas, que liberam alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo.

A conclusão do estudo foi que, como não houve diferenças significativas nos os grupos que não receberam o reiki, as alterações fisiológicas do grupo que passou pelo tratamento não são decorrentes de efeito placebo. A equipe de Monezi começou agora a analisar os efeitos do reiki em seres humanos. O estudo ainda não está completo, mas ele adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados positivos. “Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão”.

Fontes de Auxílio: http://www.reikitradicional.com.br/_reiki.html http://www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/o-que-e-reiki http://www.opoderdoser.com/2014/04/terapia-reiki-o-que-significa-e-quais-sao-os-beneficios.html
(Atualizado em: 01/2017)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s